Profissionais da in.Pacto apresentam case do Ministério da Saúde no TDC Summit IA Brasília 2025 

Na última quarta-feira, 26 de novembro, profissionais da agência in.Pacto apresentaram o case do Ministério da Saúde no TDC Summit IA Brasília 2025. Diana Leiko, account manager, e Carolina Campelo, cientista de dados, foram selecionadas pela curadoria técnica para compor a trilha Data Science, Big Data, NoSQL e Dados, dedicada a especialistas com atuação intermediária e avançada em análise de dados. 

A palestra “Marketing science e martech no setor público: o case do Ministério da Saúde” mostrou como a combinação entre análise, tecnologia e comunicação estratégica tem orientado escolhas mais precisas dentro do órgão. O projeto envolve cultura de dados, elaboração de dashboards de performance e aplicação de modelos explicáveis para direcionar caminhos possíveis. 

Diana Leiko apresentou como a investigação guiada por perguntas se tornou a base do trabalho. 

“Meu lugar nunca foi em TI, em dados ou nos modelos estatísticos, meu lugar sempre foi na pergunta que cutuca. Eu acredito que perguntas certas tiram estruturas da inércia”, afirmou. 

A account também comentou o ponto de partida que deu origem à jornada apresentada no evento. “Quando fiz a pergunta ‘Se o SUS é para todos, por que nossa comunicação nas redes não reflete o Brasil?’, iniciamos uma jornada de investigação que uniu pessoas, ciência de dados, marketing, tecnologia e propósito”, declarou. 

Carolina Campelo apresentou a parte técnica do projeto, explicando como a abordagem organiza informações complexas em orientações claras para tomadas de decisão. “A mensagem principal da palestra foi apresentar uma abordagem que combina ciência de dados, inteligência artificial explicável e decision science para orientar decisões de marketing”, explicou. 

A cientista de dados comentou que essa integração metodológica ajudou a identificar padrões e pontos de virada que direcionaram escolhas sobre segmentação, orçamento e conteúdo. Também destacou a relevância de apresentar o case no evento. 

“Foi muito especial representar a in.Pacto, uma empresa que abriu espaço para que eu pudesse mostrar meu trabalho e implementar estudos de ponta no setor público”, afirmou. 

A participação no TDC Summit IA Brasília 2025 destacou como a união entre análise, criatividade e tecnologia pode ampliar o alcance da comunicação institucional e aproximar informações essenciais da população que depende diariamente do SUS. O encontro também posicionou a in.Pacto em debates atuais sobre dados e comunicação pública, mostrando como a agência segue atenta às transformações do setor e preparada para desenvolver soluções que acompanham as demandas do presente 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *